Crianças e Jovens estão divulgando casa de apostas no instagram 

 

Outro fator que preocupa na sequência de polêmicas relacionadas a jogos de azar, como o "Jogo do Tigrinho", é a divulgação desses títulos em redes sociais para crianças e adolescentes. É o que parece ser uma reclamação a Segurança Pública de São Paulo (MPSP), que encontrou cerca de dez influenciadores mirins que usam o Instagram para promover jogos que lembram máquinas de caça-níqueis. 

"Seus conteúdos empregados com influência de celebridades mirins, são considerados publicidade infantil, prática proibida no Brasil", disseminaram. “Isso confirma a falsa noção de que os jogos são seguros e comuns para as novas facetas etárias, demonstrando ainda falta grave de faixas etárias de proteção demonstrando ainda mais a grave falta de proteção e responsabilidade por parte do Instagram. 

Além disso, Mello observa que a exposição para jogos de azar na internet e anúncios de jogos de azar podem resultar em “danos irreversíveis”, principalmente na infância e na adolescência, períodos da vida considerados únicos no desenvolvimento humano. 

E declarado que “é ilegal no Brasil divulgar jogos de azar que se assemelham a máquinas de caça-níqueis, como o Jogo do Tigrinho”. “A prática de jogar jogos de azar é classificada como infração como conforme estipulado no Decreto-Lei nº 3.688 /1941, especificamente nos artigos 50 e seguintes.” uma violação criminal. 

Ainda ressaltamos que a Lei da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a venda ou oferta de bilhetes de loteria ou equivalentes a crianças e adolescentes por qualquer meio, a divulgação desses jogos por pessoas influentes torna-se uma violação da legislação brasileira. 

Quando os influenciadores mirins divulgam estes jogos, é importante que sejam atendidos em outras questões. Os jovens que divulgam esse tipo de jogo podem ser enquadrados no artigo 244-B do ECA, que trata do crime de corromper ou facilitar a corrupção de menor, levando ao julgamento de reclusão de um a quatro anos, conforme explicado.