A História de origem do Instagram na internet 

 

Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger fundaram o Instagram em 2010. Em apenas alguns meses, a rede social se tornou um dos aplicativos mais promissores da App Store. um ano, o Instagram tem dez milhões de usuários, apesar de estar limitado ao ecossistema da Apple e disponível apenas em iPhones. Em 2012, uma versão para Android foi lançada, mas somente depois que o Facebook a adquiriu por US$ 1 bilhão de dólares. 

Primeiro, o aplicativo ganhou popularidade com um estilo simples que exigia a publicação de imagens em proporção quadrática com opção de filtros artísticos. O programa removeu algumas de suas limitações e possibilitou o compartilhamento de imagens e vídeos em mais formatos. Em 2016, impulsionado pelo crescimento do Snapchat, o Instagram lança Stories, um formato de publicação de gênero neutro com vídeos com duração de até 15 segundos que desaparecem após 24 horas. A apresentação foi favorável e abrangeu os vídeos ao vivo, entre outras ferramentas.  

Em 2021, o Instagram ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos por mês, de usuários, colocando -o como a segunda maior plataforma de mídia social do mundo. Sucesso da dona do Instagram, Meta, começou a ver o TikTok, como concorrente asiático, como uma ameaça em 2022. Isso levou a diversas mudanças estratégicas, como mudanças no crescimento do Reels , um formato de vídeo inspirado no concorrente. Uma das plataformas de mídia social mais populares do Brasil. Nos dados do aplicativo, os brasileiros têm ocupado o ponto destaque desde 2015. A base de usuários no Instagram tem uma taxa de participação superior à média mundial.